quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Perfil: Pedrinho Aguinaga



Pedro Aguinaga
foi modelo, garoto-propaganda de cigarro, astro de bailes de debutantes e ator de nove filmes. Virou a cara do cigarro Chanceller, sob o slogan “O fino que satisfaz”.

Filho de pai brasileiro (Fernando Aguinaga, conhecido como Barão) e mãe americana (Claudine, de quem herdou os olhos claros), Pedrinho nasceu no Rio, em 20/02/1950.

Aos 11 anos, os avós paternos, querendo dar jeito no guri, o matricularam num internato em São João Del Rey.


O Homem mais bonito do Brasil

Em 1970, Pedro Aguinaga era um garoto cheio de amigos quando bateu o Gordini da tia na Praia de Botafogo e, para pagar o conserto, se inscreveu num concurso de beleza.

Era a primeira disputa de beleza masculina da TV brasileira, no programa de Flávio Cavalcanti na Tupi.

Pedrinho, como era conhecido, deu as caras, ganhou a primeira etapa, decidiu continuar no concurso e, 12 semanas depois, foi eleito “o homem mais bonito do Brasil”.

Daí em diante, virou lenda. Uma hora, estava em Nova York circulando no Studio 54 com Andy Warhol ou almoçando com Maria Callas num hotel da Quinta Avenida. Em outra, dava pinta na boate da moda em Paris. E colecionava conquistas amorosas. Liza Minelli, Bianca Jagger, Demi Moore, Marisa Berenson... e Monique Evans, com quem teve um filho, Armando


Carreira no Cinema

Em 1970, pintou um convite para atuar em “Minha Namorada”, longa de Zelito Viana, com Fernanda Montenegro e outro galã da época, Arduíno Colassanti.

Três anos depois, ele conseguiu um papel em “O Judoka”, filme de Marcelo Ramos Motta, ao lado de Elizângela.

Atuou também nos filmes "Caingangue" (1973), "Banana Mecânica" (1974), "Os Trapalhões na Guerra dos Planetas" (1978) e "Os Três Mosquiteiros Trapalhões" (1980).

Em "Rio Babilônia", de Neville de Almeida (1982), fez a famosa cena de menáge-a-trois na piscina com Denise Dummont e Joel Barcellos.

Atuou ainda em "Matou a Família e Foi ao Cinema" (1991) e "Navalha na Carne" (1997).


Carreira na TV

Na TV, Pedrinho participou de "Locomotivas" (1977), "Você Decide" (1995) e "Começar de Novo" (2005).


Notícias Recentes

Pedrinho costuma dizer que leva hoje uma vida espartana. Mora em Copacabana num prédio antigo construído pela avó (o edifício carrega o nome dela, Alice) e vive de aluguel.

Do dentista ao cardiologista, não marca consulta, é atendido por amigos. Caminha todos os dias, só se locomove de bicicleta, faz meditação.

Em 2008, esteve presente no lançamento do livro "Carlos Imperial", de Denilson Monteiro.



Veja fotos de Pedrinho Aguinaga em "Os Trapalhões na Guerra dos Planetas":









Fontes de Consulta: Matéria O Globo, Acervo Leo Ladeira (Fotos lançamento livro Denilson Monteiro), Blog Brazilian Men Videos, Site TeleHistória, Revista Veja, Revista Quem, Iloveblog, Revista de Domingo (JB), Blog Bonga Shimbun, JB (Coluna Heloisa Tolipan), Blog Planeta Mongo, Acervo Site Por Onde Anda?

Criação do mosaico: Leo Ladeira.


6 comentários:

  1. Nâo vivi no auge do seu sucesso, mas sou sua Fã de carteirinha.

    Espero q vc volte pras telinhas e seje um sucesso com foi antes!!!

    Boa sorte e muitos bjs

    Ana

    ResponderExcluir
  2. deveria pagar suas dívidas já que dá uma de chiquinho scarpa

    ResponderExcluir
  3. Tadinho, com uma fan dizendo 'seje um sucesso', a gente ja pode imaginar onde ele vai chegar ne? Ainda mais agora q ja ta com 60 anos!
    Eu vi o sucesso q ele fazia c a mulherada nos anos 76/77/78, mas nada q um modelo bem orientado hoje tb nao faça.....e teve um agravante....no começo dos anos 80 corria um boato q ele e Ronnie Von foram pegos na cama pela esposa do segundo....sujou!

    Engraçado q depois disso, nem um nem outro tornaram a aparecer na midia e fazer algum sucesso...apenas Ronnie, q eh de familia muito rica, e depois de longo sumiço, voltou longe da musica, apenas como garoto de merchandisings ate q conseguiu um programa so dele na rede CNT ou rede Mulher, ja nem lembro....e ta ai ate hoje, na Gazeta, fazendo programa noturno, jurando que eh bofe!!!!!
    Como diria o finado Clodovil, será que eu chego????
    hahahahaha
    abs a todos!
    Jony.

    ResponderExcluir
  4. Ah anonimo, desculpe meu esquecimento....tambem disseram que ele tava endividado no Rio e em SP e que andava meio escondido em Minas!
    Isso nao sei se eh verdade....sorry!

    absssss
    jony.

    ResponderExcluir
  5. Pedrinho é uma das pessoas mais carismáticas que já conheci. Sua simplicidade é contagiante. Sempre tem um sorriso, mesmo para um desconhecido. Sua afeição por sua cachorrinha (na verdade uma bem grandona) é visível e ele caminha com ela todas as manhãs e são inseparáveis. Conheço Pedrinho de comprimentar, de deixar nossos cachorros se lamberem. Ele é uma pessoa fantástica.

    ResponderExcluir
  6. Pedrinho, você é lindo e sempre será, pois quem é bonito o será para toda vida.
    Sou sua fã desde muitos anos atrás.
    Grande beijo!!!

    ResponderExcluir