sábado, 5 de dezembro de 2009

Perfil: Silvia Salgado



Nascida em Fortaleza, em três de maio de 1950, Sílvia Salgado foi criada em São Paulo desde os 2 meses de idade.

Início de Carreira

Aos 15 anos, morando em Santos, Silvia começou a fazer teatro amador.

No final da década de 70, formada em psicologia, Sílvia decidiu participar do programa de calouros de Moacyr Franco e Pepita Rodrigues.

Lá, conheceu o diretor Herval Rossano, que a convidou para participar da novela "À Sombra dos Laranjais", exibida pela Globo, em 1977.

Recém-chegada ao Rio de Janeiro, procurou se especializar tendo aulas de teatro com a atriz Camila Amado.

Graças ao curso, surgiu o convite para o filme "O Cortiço", e outras oportunidades, como o teste para protagonizar "O Astro".


Carreira na TV

Sua estreia na TV ocorreu em 1977, em "À Sombra dos Laranjais", novela da TV Globo escrita por Benedito Ruy Barbosa e Sylvan Paezzo, e com direção de Herval Rossano e Milton Gonçalves.

Ainda em 1977, ela entrou no elenco da novela "O Astro", vivendo Jôse, namorada de Márcio Hayala (Tony Ramos).

Em 1980, ela trabalhou em "Plumas e Paetês", de Cassiano Gábus Mendes.

Em 1981, Silvia interpretou Bruna, uma das três irmãs de "Ciranda de Pedra" (as demais eram interpretadas por Lucélia Santos e Priscilla Camargo).

Em 1986, transferiu-se para a TV Manchete, onde trabalhou em "Novo Amor" (1986) e "Mania de Querer" (1986).

Voltou à TV Globo em "Anos Rebeldes" (1992). Em seguida atuou em "Incidente em Antares" (Globo - 1994), "Canoa do Bagre" (Record - 1997), além de episódios do Você Decide (Globo).


Carreira no Cinema

No cinema, Silvia Salgado estreou em 1978, no filme "O Cortiço", de Francisco Ramalho Jr.

Em seguida atuou em: "Meus Homens, Meus Amores" (1978), "Sábado Alucinante" (1979), "Por Um Corpo de Mulher" (1979), "O Cinderelo Trapalhão" (1979), "Os Três Mosquiteiros Trapalhões" (1980), "Os Rapazes da Difícil Vida Fácil" (1980) e "A Mulher Sensual" (1981).


Carreira no Teatro

Silvia fez diversas peças amadoras ainda em Santos, mas profissionalmente atuou em dois infantis: "Viveiros de Pássaros" e "Flicts".


Período fora do vídeo

No período em que esteve fora da TV, Silvia morou por dois anos nos Estados Unidos, também teve uma produtora de vídeo, além de ter curtido por um bom tempo ser mãe.


Volta à TV

Depois de uma temporada nos Estados Unidos, onde foi morar com o filho em 2000, Silvia voltou à televisão em 2004 como Aretuza, em "Senhora do Destino", de Aguinaldo Silva. Havia então oito anos que ela não atuava em TV.

Em 2005, Silvia trabalhou em "Essas Mulheres", na TV Record, e, em 2006, de volta à Globo, ganhou o papel de Verônica, a irmã de Marta (Lília Cabral) em "Páginas da Vida".

Em outubro de 2007, Silvia entrou para o elenco do seriado "Malhação", onde viveu Daisy, a mãe de Gustavo (Rafael Almeida).



Veja mais fotos de Silvia Salgado em seu álbum no Site Por Onde Anda?



Fontes: Acervo Blog Memória da TV, Arquivo Lucélia Santos, Blog Essas Mulheres, Revista Caras, Site Páginas da Vida, Site Montenegro & Raman, Site Malhação, Site Ego, www.siteessasmulheres.xpg.com.br, Site Teledramaturgia, Istoé Gente, Acervo Canal memoriadatv1 (YouTube).


Nenhum comentário:

Postar um comentário