quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009: Obituário - Mara Manzan



A atriz Mara Manzan, de 57 anos, morreu de câncer no pulmão. no dia 13/11/09. Ela estava internada desde o dia 7/11, no Hospital Rios D’or, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, onde fazia tratamento. Sua última novela foi “Caminho das Índias”, como Ashima, uma indiana residente no Brasil.

Segundo o hospital, a doença estava em fase de metástase. Em abril de 2008, a atriz chegou a ser operada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a retirada de um nódulo no pulmão. Dez anos antes, ela já havia retirado um tumor no útero.

A doença foi agravada, segundo ela mesmo dizia, por causa de um enfisema pulmonar causada pelo cigarro, que fumou durante 40 anos. Por causa do câncer, ela precisou deixar mais cedo a novela "Duas Caras", onde interpretava Amara, para ser operada, e depois, já em "Caminho das Índias", ficou algumas semanas afastada por causa da quimioterapia.

No último dia 5 de outubro, Mara escreveu um desabafo esperançoso em seu blog. “Hoje li uma frase do Neguinho da Beija-Flor que vale para todos nós: 'só da gente ter direito a vida, é o suficiente para viver sorrindo'. Quero morrer bem velhinha, ver meus netos grandes e trazendo alegria ao meu coração para meus queridos fãs que estiveram o todo o tempo do meu lado”, dizia a atriz.

Carreira

No mesmo site, ela conta que começou a carreira aos 17 anos, em São Paulo, no Teatro Oficina, na época dirigido por Luiz Antônio Martinez Correia. Além das novelas já citadas acima, Mara participou ainda de "A Viagem", "Salsa e Merengue", "Pecado Capital", "O Clone" e "Senhora do Destino".

Foi em "O Clone", que popularizou o bordão "Cada mergulho é um flash!". A atriz participou ainda de "Da Cor do Pecado", "Kubanacan", "Cobras & Lagartos", "Hilda Furacão" e alguns episódios do "Você Decide".

No cinema, fez "Sexo com Amor?", "Sambando nas Brasas, Morô?", "De Cara Limpa" e "Bonecas da Noite".


Fonte: G1.


Nenhum comentário:

Postar um comentário