quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Perfil: Yaçanã Martins




Yaçanã Regina Martins nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de outubro de 1954.

É atriz, cantora, dubladora, produtora, jornalista e locutora.

Yaçanã é filha do terceiro e último casamento do compositor Herivalto Martins, com Lourdes Torelly. É irmã de Herivelto Martins Filho e meia-irmã de Pery Ribeiro e Ubitarã Martins, o Billy.


Início de Carreira

Aos 14 anos, Yaçanã e seu irmão resolveram montar, na casa de uma tia, a peça "Romeu e Julieta". A peça foi apresentada para parentes e vizinhos do bairro carioca da Urca, onde ela morava.

Seu primeiro curso de teatro foi com o ator Jayme Barcellos.

Também cursou a escola de Teatro O Tablado, onde atuou em "O Pequeno Príncipe".


Carreira no Teatro

No Teatro, Yaçanã atuou em peças como "Apenas um Conto de Fadas", com direção de Eduardo Tolentino, e "E Agora o que eu Faço com o Pernil?".

É formada pela Faculdade UNIRIO de Teatro.

Fez cursos de Interpretação com Sérgio Brito e Glória Beutemiller, José Wilker, Wolf Maia(CAL), Cecil Thiré(TV Globo e Casa de Cultura Laura Alvim; Mímica com Denise Stocklos; Canto com Nadjara Rocha, José Spinto e João Carlos Assis Brasil; Interpretação, com Ricardo Blat (Casa da Gávea); Roteiro, com Luis Carlos Maciel (Casa da Gávea); Interpretação ator e humor com Márcio Trigo; Dublagem (Herbert Richer).


Carreira na TV

A estreia de Yaçanã Martins na televisão foi em 1976, em "Duas Vidas", novela de Janete Clair.

No ano anterior, Yaçanã havia sido convidada por Daniel Filho para atuar em "Roque Santeiro", mas a novela foi proibida.

Em seguida atuou em "O Homem Proibido" (1982), "Amor com Amor Se Paga" (1984), "Corpo a Corpo" (1984), "La Mamma" (1990), "A História de Ana Raio E Zé Trovão" (1990), "O Dono do Mundo" (1991), "Anos Rebeldes" (1992), "Pátria Minha" (1994), "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1998), "Força de Um Desejo" (1999), "Da Cor do Pecado" (2004), "Como uma Onda" (2005), "Paraíso Tropical" (2007) e "Faça Sua História" (2008).

Seus melhores papéis ocorreram em novelas de Gilberto Braga (com quem já trabalhou 6 vezes), especialmente em "Força de Um Desejo" e "Paraíso Tropical", onde viveu a empregada Otília.

Na TV, Yaçanã também participou de Casos-Verdade e seriados, como Carga Pesada.


Outros Trabalhos

Formada em Comunicação Social pela PUC/RJ, Yaçanã também já atuou como dubladora, e costuma fazer shows, principalmente divulgando as canções de seu pai.

Fez shows como “Filhos de Peixe”, no Teatro dos Quatro (RJ); projeto “Encontros Notáveis”, junto com Ney Matogrosso, no Teatro Rival; projeto da Prefeitura do Rio de Janeiro, “Arte na Praça”, “Dalva e Herivelto por seus Filhos”, no Hipódromo Up e no Ballroon; “”Herivelto como eu conheci e agora digo e canto”, na Adega do Valentim, na Maternidade Nizie de Oliveira, no Song Book. No Leblon, no Movimento Artístico Praia Vermelha,

Em 2000, Yaçanã produziu o CD “Sinfonia de Pardais”, em homenagem a Herivelto Martins. No álbum, as composições dele foram gravadas por nomes como Caetano Veloso, Maria Betânia, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Zélia Duncan, Ney Matogrosso, Leny Andrade, Baby do Brasil, entre outros. Esta mesma homenagem foi apresentada no palco do teatro Carlos Gomes, em 2002, em show produzido por Yaçanã, com a participação de Ney Matogrosso, Zélia Duncan, Miltinho, Leny Andrade e Beth Carvalho.

Trabalhou também com produção, redação e apresentação em Rádio de programas como “Ao vivo entre amigos”, “Facha autoral”, "Concerto MEC”, "A musica do Mercosul”, entre outros.


Minissérie Dalva & Herivelto

Em 2010, Yaçanã Martins está na minissérie "Dalva & Herivelto", da TV Globo.

Filha de Herivelto na vida real, Yaçanã interpreta a mãe de é a mãe de Lurdes, e sogra de Herivelto, dona Sílvia. Além de atuar, a atriz também colabora como consultora da equipe.




Veja mais fotos de Yaçanã Martins em seu álbum, no Site Por Onde Anda?


Fontes de Consulta: Extra online, Site Ego, Acervo do Site Gilberto Braga online, Site "Paraíso Tropical", Wikipédia, Entrevista para Romeu D ´Angelo.

Colagem de fotos: Leo Ladeira.


6 comentários:

  1. Yaçanã interpreta a avó materna e não a mãe de Dalva de Oliveira, o q convenhamos, faz mais sentido...

    ResponderExcluir
  2. Ela interpreta a mãe de Lurdes (Maria Fernanda Cândido) e não a mãe ou avó de Dalva...

    ResponderExcluir
  3. Esta minisérie, mexeu muito com o público.Uma história real, cheia de desencontros, infidelidade. Acho que quem mais sofreu de amor foi o Herivelto,já a Dalva sofreu de arrependimento pelo erro de ter traído. Tenho curiosidade de ver uma foto de Lourdes Torelly, deve ter sido bonita e educada.Parabens a Rede Globo , por esta produção.

    ResponderExcluir
  4. Como assim, quem sofreu de amor foi o Herivelto e a Dalva de arrependimento por ter traído?!
    Acho que assisti outra minisérie, pois, o que se mostrou foi exatamente o contrário, Herivelto traiu Dalva o casamento inteiro e depois da separação ainda tentou destruir a reputação da mulher. Dalva "tentou" trair, mas seu amor por ele era muito maior.
    Dalva foi vítima do amor louco que sentia por ele e ele um canalha com ela! Pronto, falei...

    ResponderExcluir
  5. CANALHA,CANALHA,CANALHA......E MAIS CANALHA FOI O QUE SEMPRE FOI AH! E EXPLORADOR TAMBÉM RARARARARARARA, SE FERROU!!

    ResponderExcluir
  6. Amei a miniserie mas fiquei chocada pois a dalva foi uma super artista ja o herivelton um canalha e a lourdes uma piriguete pois destruiuma família

    ResponderExcluir