sábado, 7 de novembro de 2009

Arquivo: Morre a Atriz Ida Gomes


Foto: Leo Ladeira
Ida em seu 85º aniversário, nos bastidores de “7″, em 2008


Aos 85 anos de idade e 65 de carreira, a atriz Ida Gomes, a inesquecível Srª A de “7 – O Musical“ faleceu neste domingo, 22/02, às 19h, em consequência de uma pneumonia, no Hospital Samaritano.

Ida já tinha sido escolhida para ser a grande homenageada da 21ª edição do Prêmio Shell de Teatro do Rio, pela contribuição ao teatro brasileiro. De acordo com parentes, ela estava preparando o discurso de agradecimento com muita alegria.

Seu último trabalho foi justamente “7 – O Musical”, de Charles Möeller & Claudio Botelho, pelo qual foi indicada ao Prêmio APTR (Associação dos Produtores de Teatro do Rio).

Ida Gomes foi, antes de tudo, uma grande companheira.

Escrevemos “7 – O Musical” pensando sempre nela para o papel da Senhora A. Ela foi a inspiração para o personagem, sua voz e sua personalidade contribuiram fundamentalmente para a criação de toda a atmosfera de “7”.

Ida aceitou o convite para participar do elenco sem ler o texto. Um telefonema nosso e ela respondeu com uma vibração quase infantil que adoraria fazer um musical e que topava o que tivéssemos para oferecer. A partir da estréia, foi uma das mais entusiasmadas defensoras do espetáculo, lutou conosco em todos os momentos para que tivéssemos uma vida mais longa nos palcos. Ida foi inclusive a reuniões com patrocinadores para seduzir novos investimentos e manter a dispendiosa produção em cartaz.

É uma tristeza enorme imaginar o “7” sem Ida. A temporada em São Paulo, marcada para finalmente estrear no dia 16 de abril próximo, foi um dos sonhos dela e, de certo modo, um incentivo para que continuasse firme na luta contra os problemas de saúde que ela vinha enfrentando há algum tempo. Ainda assim, comemorou conosco seus 85 anos de vida e 65 de carreira no palco do Teatro Carlos Gomes, numa festa emocionante e muito feliz.

Recentemente, o juri do prêmio APTR de teatro perdeu a chance de ter premiado uma das nossas atrizes mais interessantes, singulares, significativas e caras à memória dos brasileiros: numa reversão de expectativas, Ida perdeu sua indicação para melhor atriz-coadjuvante na última edição do prêmio. Já o Prêmio Shell de certa forma pretendia reparar esta injustiça dedicando a ela a sua próxima edição, tornando-a a homenageada da noite.

Ida deixa muita saudade em todos nós.”

Charles Möeller & Claudio Botelho


Confira algumas imagens de Ida nos bastidores de ”7 – O Musical”:


Ida e sua colega de elenco de “7″, Eliana Pittman

Nos camarins do Teatro Carlos Gomes, se transformando na Senhora A

Ida e Miryam Theresa, que a substituiu em “7″ em 2008

Recebendo o carinho de Marina Ruy Barbosa na coxia de “7″

Com Ed Motta, na reestreia de “7″, em 2008

Sendo homenageada por seus 85 anos (2008)

Fotos dos bastidores de “7″ : Leo Ladeira (Acervo Site Möeller & Botelho)


Veja aqui alguns comentários de artistas sobre a morte de Ida Gomes:

http://www.moellerbotelho.com.br/arquivos/654


*** Matéria postada originalmente no Site Möeller Botelho em 23/02/2009. Todos os direitos reservados. ***





Nenhum comentário:

Postar um comentário