sábado, 21 de novembro de 2009

Perfil: Fabio Massimo



Ator, Diretor e Professor, Fabio Massimo
nasceu no Rio de Janeiro, em 30 de maio de 1960.


Início de Carreira

Fabio estreou na TV aos 12 anos, em 1972, na novela "Bicho do Mato" (Globo), de Chico de Assis e Renato Corrêa e Castro, e com direção de Moacyr Deriquém.

Em novembro do mesmo ano, Fabio participou de outra novela da Globo: "A Patota", obra infanto-juvenil escrita por Maria Clara Machado e dirigida por Reynaldo Boury. O destaque da trama era o grupo de crianças, a Patota do título, com um elenco mirim formado por Fabio (no papel de Vicente), Rosana Garcia e José Prata (filho de Grande Otelo).


A história girava em torno do sonho de uma patotinha, formada por Juliana (Rosana Garcia), Vicente (Fábio Massimo), Pedro (Córis Jr.), Tião (José Prata), que era um grupo de crianças moradoras de uma vila - construída nos arredores da Globo, no Jardim Botânico -, que misturava pobres e ricos e sonhavam em fazer uma viagem à África.

Para ajudar à criançada tinha uma professorinha muito simpática Neli (Débora Duarte) e seu namorado Jorge (Mário Gomes).



Carreira na TV

Seus próximos trabalhos foram "Os Ossos do Barão" (1973), "O Noviço" (1975), "Pecado Capital" (1975), "Sem Lenço, Sem Documento" (1977), "Memórias de Amor" (1979), "Vestido de Noiva" (1979), "Os Gigantes" (1979) e "Olhai os Lírios do Campo" (1980).

Em 1978, Fabio participou do elenco do episódio "O Minotauro", do Sítio do Picapau Amarelo (TV Globo), vivendo Alcebíades, pretendente à mão de Narizinho, vivida por Rosana Garcia.


Em 1980, Fabio atuou na novela "Marina" (TV Globo), de Wilson Aguiar Filho. Na trama, ele interpretava Tonho (Fábio Mássimo), um jovem pescador amigo de Marina (Denise Dumont).

Em seguida participou de "Jogo da Vida" (1981), "Razão de Viver" (1983), "Vida Roubada" (1983) e "Meus Filhos, Minha Vida" (1984),

Em 1989, fez uma participação especial em "O Salvador da Pátria".

Em 1998, Fabio atuou em "Brida", última novela da TV Manchete.

Entre 1998 e 2000, atuou em vários episódios do "Você Decide", na TV Globo.

Em 2005, fez uma participação especial em "A Lua me Disse", como um médico.



Carreira no Teatro

Em 1980, Fabio participou da histórica montagem de "Blue Jeans", com direção de Wolf Maya. A peça, que abordava o universo da prostituição masculina, é de autoria Zeno Waid e Wanderley Bragança, e estreou no Teatro Senac (Rio).

Na década de 90, Fabio dirgiu e atuou em "Sarapalha", de Guimarães Rosa. A peça fez sucesso no Brasil e Portugal.

Em 1998, Fabio atuou, ao lado de Ilva Niño, na comédia "Os Mistérios do Sexo", com direção de Luís Carlos Niño.

Em 2004, dirigiu e atuou em ‘Juntando os Cacos’, ao lado de Jorge Dória, Izábelli Montanha e Tati Muniz.

Em 2008, participou de "Diário de Matrimônio".




Carreira no Cinema

Fabio Massimo estreou no cinema em 1982, no longa "Profissão Mulher", de Cláudio Cunha. No filme, ele fez par com Wilma Dias.



Diretor e Professor

Fabio fez parte de uma equipe de diretores em 2001 na TV Record, na novela "Roda da Vida".

Fabio Massimo ministra também cursos de interpretação para Cinema e TV em locais como a Faculdade de Teatro do SATED e a CAL (Casa de Artes Laranjeiras, no Rio).

O ator ministra também um curso em nível de Pós-Graduação em Interpretação para TV, no Teatro Moacyr Bastos, em Campo Grande (RJ).



Veja mais fotos de Fabio Massimo em seu álbum próprio no Site Por Onde Anda?



Fontes de Consulta: Site João Carlos Barroso, Site Tetê Pritzl, Site Projeto VIP, Site Teledramaturgia, Acervo Will Tom, Acervo Fabio Massimo, Blog Nostalgia (O Globo).


4 comentários:

  1. Ele atualmente dá aulas de interpretação no Instituto Educacional Oliveira Santos.Em Sepetiba!

    ResponderExcluir
  2. conheço fabio masimo, e hoje ele da aulas de teatro nas escolas do Rio de Janeiro dando calote nas pessoas

    ResponderExcluir
  3. voce sempre esteve presente em minha memoria quandovoce estreou em razao de viver eu ainda era uma menina fico muito feliz em reverte depois de tantos anos e descobrir seu nome.Agora vejo videos de seus trabalhos voce ainda é um gatão beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Puxa Fábio os anos pra vcparecem não passar vcestá super bem,uma ótima aparência!!!

    ResponderExcluir