sábado, 7 de novembro de 2009

A atriz Neuza Amaral lança autobiografia


Sua história se confunde, de certa forma, com a da TV brasileira. Aos 78 anos de idade, 57 de carreira, a atriz Neuza Amaral resolveu contar tudo em uma autobiografia. "Deixa comigo" é o título do livro, publicado pela Editora Cartolina. O lançamento será na próxima segunda, dia 19, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. A renda da venda do livro será revertida para o "Lar de São Francisco", asilo de idosos de Araruama.

— Resolvi colocar esse nome porque, em toda a minha vida, pessoal ou profissional, sempre que me pediram para fazer algo diferente, um desafio novo, eu, inspirada em minha mãe, dizia "Deixa comigo!". E sempre deu certo! — revela a atriz, que mora em Araruama e tem feito apenas pequenas participações especiais na TV (a última foi em "Páginas da vida", de Manoel Carlos).

O livro é ilustrado com muitas fotos. São imagens de antigas produções, novelas, peças de teatro, filmes, fotos pessoais, e registros do trabalho da atriz como vereadora no Rio, nos anos 90. Neuza conta que resolveu escrever a autobiografia por causa de uma velha máxima.

— Todo mundo diz que uma pessoa, para ter a vida completa, deve ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. Eu já tinha feito as duas primeiras coisas, estava na hora de escrever — brinca ela, completando. — Eu quis contar minhas histórias, é muita vivência.



Em pouco mais de cem páginas, a atriz fala sobre a infância pobre, o início da carreira, os trabalhos no rádio, na televisão (ela estava na inauguração da Record, em 1954), no teatro e no cinema. Foram mais de 40 produções só na TV. Um dos maiores sucessos, relembrados pela atriz no livro, foi a personagem Veridiana, de "A grande mentira", novela de 1967. Oito anos depois, ela recebeu o Troféu APCA por sua atuação em "Ossos do barão", de 1975.

Com a televisão, apenas uma mágoa: a saída da TV Globo depois de 26 anos de vínculo com a emissora.



— Tive que sair e não pude me aposentar por lá. Foi uma pena — lamenta.

Neuza ainda está na ativa e não quer parar. Em Araruama, trabalha como controladora geral da cultura. Mas admite que já não tem mais pique para fazer uma novela inteira.

— Ah, é muito cansativo. Eu gosto de fazer pequenas participações. É só me chamar que eu vou! — afirma.


Fonte: Site Patrícia Kogut. May 17, '08.

Nenhum comentário:

Postar um comentário