sábado, 7 de novembro de 2009

Homenagem a Dirce Migliaccio (1933 - 2009)



Homenagem a Dirce Migliaccio (1933 - 2009)


Dirce Migliaccio
nasceu em São Paulo, em 30 de setembro de 1933. É irmã do também ator Flávio Migliaccio.



Estreou no teatro ao lado do irmão, em 1958, no papel de Terezinha em "Eles Não Usam Black-Tie". de Gianfrancesco Guarnieri, e com direção de José Renato, no Teatro de Arena de São Paulo.

No teatro atuou também em "Quatro num Quarto" (1967), "Dr.Knock" (1974), "Vestido de Noiva" (1976), "As Preciosas Ridículas" (1979), "As Tias do Mauro Rasi" (1996), "O Jardim das Cerejeiras" (2000), "Astro por um Dia" (2003).



Trabalhou em seu primeiro filme em 1962, sob a direção do irmão Flávio Migliaccio, em "Os Mendigos". No mesmo ano atuou no clássico de Roberto Farias "O Assalto ao Trem Pagador".

Em 1965 atuou na produção sueco-brasileira "Mitt Hem Är Copacabana", de Anne Sucksdorf. Em 1966 trabalhou na comédia de Victor Lima "Cuidado, Espião Brasileiro em Ação".

A partir de 1965 atuou em diversas novelas da extinta TV Tupi: "Paixão de Outono" (1965), "Nino, o Italianinho" (Nena), "Toninho on the Rocks" (1970), "A Selvagem" (1971) e "A Fábrica" (Maria).



Em 1973 integrou o elenco de um grande clássico da televisão brasileira, a telenovela "O Bem Amado", escrita por Dias Gomes. Na novela ela vivia uma das famosas irmãs Cajazeiras, Judicéia.

As irmãs Cajazeiras Dorotéia (Ida Gomes), recalcada e geniosa; Dulcinéia (Dorinha Duval), de temperamento romântico e submissa; e Judicéia (Dirce Migliaccio), a mais nervosa, eram três solteironas hipócritas e sexualmente reprimidas, que ajudavam o prefeito Odorico Paraguassu em suas tramóias.



Em 1975, a Globo e a TVE do Rio de Janeiro fizeram em parceria o seriado "Pluft, o Fantasminha" - com Dirce Migliaccio no papel de Pluft -, obra de Maria Clara Machado.

Em seguida voltou ao cinema para atuar em "Nem os Bruxos Escapam" (1975), de Valdi Ercolani, "O Caçador de Fantasma", de Flávio Migliaccio (1975), "Guerra Conjugal" (1975), de Joaquim Pedro de Andrade, "O Roubo das Calcinhas" (1975), de Sindoval Aguiar e Braz Chediak, e "Padre Cícero" (1976), de Helder Martins de Soares.


Em 1977, retornou à televisão para marcar época como a primeira Emília do seriado "Sítio do Picapau Amarelo" da TV Globo.

De 1980 a 1985 voltou a viver Judicéia Cajazeira no seriado "O Bem Amado".


Depois do fim da série, Dirce atuou no cinema, em filmes como "Baixo Gávea" (1986), de Haroldo Martinho Barbosa; "Simão, o Fantasma Trapalhão" (1988), de Paulo Aragão; e "Buffo e Spallanzani" (2001), de Flávio R. Tambelini.



Na TV, atuou ainda nas novelas "Marron Glacé", "A Gata Comeu", "Quem é Você" e "Da Cor do Pecado".


A atriz também trabalhou em Sai de Baixo, A Comédia da Vida Privada, Você Decide, Brava Gente e na microssérie "Pastores da Noite" (2002).

Em 2000, Dirce participou do premiado curta de Gisella de Mello, “Célia & Rosita”, em que protagoniza ao lado de Cleyde Yáconis.


Em 2004, durante a gravação de um especial da TV Globo, ela teve um encontro com a atriz Isabelle Drumond, que na época interpretava a irreverente boneca de pano Emília.

No longa 'Sem Controle' (2007), estrelado por Eduardo Moscovis, Dirce fez o papel de Dona Iolanda, funcionária de um hospício.



Também em 2007, ela atuou em "Xuxa em Sonho de Menina", no qual interpretou a "Vozinha".

Em setembro de 2008, Dirce sofreu um acidente vascular cerebral, que debilitou sua saúde e a colocou em uma cadeira de rodas. Desde então, ela vivia no Retiro dos Artistas, no Rio.

Em 22 de setembro de 2009, Dirce Migliaccio morre, aos 76 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava com pneumonia e uma infecção urinária.A atriz havia sido internada com pneumonia no dia 8 de setembro na enfermaria do Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, mas foi transferida para o Hospital Municipal Álvaro Ramos. Em abril de 2009, Dirce foi hospitalizada depois de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

A atriz foi sepultada no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

O ator Flávio Migliaccio, irmão da atriz, relembrou, no velório, que ele foi o responsável pela estreia dela nos palcos. “Eu ia fazer ‘Eles não usam black tie’, em São Paulo, e o diretor me disse que precisava de uma menina na montagem. Aí eu levei a Dirce e tudo começou lá”.

O ator Milton Gonçalves, que conhecia Dirce havia 50 anos, afirmou que o país perdeu uma guerreira: “Ser ator é uma batalha diária. Ser um ator mais velho é uma batalha dupla. Nós travamos uma verdadeira guerra pela sobrevivência através da nossa profissão”.

O ator Emiliano Queiroz, visivelmente emocionado, e que trabalhou com a atriz na novela O Bem Amado, em 1973, falou sobre o tamanho da perda dela para o mundo das artes: “A Dirce era uma grande atriz de teatro, cinema e TV. Tudo o que ela fazia era muito bem feito. Ela era uma grande amiga. Nós nos conhecemos no começo da TV Globo, em 1965, e essa amizade durou até o Retiro dos Artistas, quando eu a visitei duas vezes. Eu perdi uma amiga e uma colega brilhante”.

Tony Ramos, que teve o último contato profissinal com a atriz nas gravações do filme "Bufo e Spalanzani", de 2001, pediu que a memória dela não seja esquecida: "Eu quero lembrar das alegrias que ela nos deu. Era uma atriz de comunicação absoluta com seu público, e de biografia riquíssima", disse ele.

Já o ator Tonico Pereira, que contracenou com Dirce no "Sítio do Picapau Amarelo", falou sobre a importância da atriz para a sua carreira: "Os atores precisam de referências na sua formação. A Dirce era uma das minhas principais referências", contou ele.



Veja mais fotos de trabalhos de Dirce Migliaccio:


"Eles não usam Black-Tie"


"O Rei da Vela"


"Dr.Knock"


"Quatro num Quarto"


Em Cena


Pluft - O Fantasminha


"O Bem Amado" (Novela)


"O Bem Amado" (Novela)


"As Preciosas Ridículas"


Emília do Sitio do Picapau Amarelo


Sitio do Picapau Amarelo


Sitio do Picapau Amarelo


"Marron Glacê"


"O Bem Amado" (Seriado)


"O Bem Amado" (Seriado)


"O Bem Amado" (Seriado)


Com Ida Gomes no carnaval 1983


"A Gata Comeu"


"As Tias do Mauro Rasi"


"Os Ratos do Ano 2030"


Dirce Migliaccio


Dirce Migliaccio


Flávio e Dirce Migliaccio



"Célia e Rosita"


Brava Gente


"Pastores da Noite"


"Astro por um Dia"


"O Jardim das Cerejeiras"


Comédia da Vida Privada


Com Ida Gomes e Emiliano Queiroz - 2003



"Sem Controle"


com Flavio Migliaccio (2006)


"Xuxa em Sonho de Menina"



No Retiro dos Artistas - 2008



Fontes: Wikipédia, IMDb, Site Mulheres do Cinema Brasileiro, Site A Gata Comeu, Flogvip.net/mundodolobato, Blog Memória da TV, Site Carl Ole, Site filme "Sem Controle", Site Teatro São Pedro, Site O Mundo Mágico de Lobato, Fotolog O Faz de Conta de Lobato, Portal G1, Site Memória Globo, Arquivo O Globo, Acervo Leo Ladeira, Site Teledramturgia, Site Mauro Rasi, Jornal O Globo, Divulgação "Xuxa em Sonho de Menina", Site Ego, Site Adoro Cinema Brasileiro, Site Programa da Peça.


4 comentários:

  1. a pior emilia e a dice migliacio e a melhor a isa drumonndd superou todas mas prefiro a narizinho

    ResponderExcluir
  2. Ninguem fez a Emília tão bem como a Dirce. Sem desmerecer o trabalho das outras atrizes, claro. Mas a "Émília" da Dirce vai ficar para sempre...

    ResponderExcluir
  3. Dirce é da safra de VERDADEIROS atores e atrizes! Não essas coisas que só fazem "tipos" e "poses" nas telas e tvs da atualidade.

    ResponderExcluir